Inúmeros são os fatores que influenciam a escolha da mulher no uso do Método de Ovulação Billings para administração da sua fertilidade. Esta nova experiência que lhe permite viver de forma orgânica seu ciclo reprodutivo também produz gradativamente
mudanças positivas na sua relação consigo e com o seu corpo.
1) Conhecimento e autoconhecimento - o Método de Ovulação Billings dá à mulher conhecimento sobre o seu corpo e lhe ensina a acompanhar seu ciclo reprodutivo. Já no início da aprendizagem e anotações do gráfico as mulheres se surpreendem com o " diálogo " que são capazes de realizar com os sinais de fertilidade e infertilidade que agora são capazes de observar.
2) Aceitar-se - à medida que a mulher se sente segura para identificar os sinais que o seu corpo produz e compreende que a fertilidade é um processo natural, esta deixa de ser um mecanismo fragmentado do seu corpo para ser uma experiência da sua integralidade.
3) Estima da fertilidade - a mentalidade contraceptiva oprime a mulher em uma das suas características femininas mais elementares, mas o autoconhecimento e a sua aceitação a faz reconhecer que a fertilidade é um bem natural a ser protegido.
4) Liberdade - o uso do MOB liberta a mulher da medicalização da sua saúde.
5) Autonomia - Quando a mulher torna-se livre dos meios artificiais de contracepção ela é completamente independente de recursos financeiros e estatais para cuidar de si mesma.