A função do muco cervical é de sustentar, nutrir e proteger
o espermatozóide, e a sua ausência é incompatível com a sobrevida do mesmo,
nesta circunstância o casal será infértil.
Existem casos de mulheres que não produzem muco cervical, contudo apresentam ciclo ovulatório com padrão
hormonal normal, e nesta condição o casal não alcançará uma gestação, mesmo tendo relações sexuais no dia
da ovulação.
A ausência do muco pode ocorrer sem razão aparente, e é um problema que se observa também em mulheres jovens. Estudos hormonais com padrões ovulatórios normais, demonstram que a cérvix simplesmente não respondeu aos estímulos hormonais em alguns ciclos, comprometendo a produção de muco. A outra causa comum relacionada na falha da resposta cervical é o seu envelhecimento, situação comum da pré-menopausa em diante.
A ausência do muco pode ocorrer sem razão aparente, e é um problema que se observa também em mulheres jovens. Estudos hormonais com padrões ovulatórios normais, demonstram que a cérvix simplesmente não respondeu aos estímulos hormonais em alguns ciclos, comprometendo a produção de muco. A outra causa comum relacionada na falha da resposta cervical é o seu envelhecimento, situação comum da pré-menopausa em diante.
Procedimentos cirúgicos na cérvix como cauterização, conização e criocirurgia, podem danificar ou "arrancar" as glândulas cervicais, eliminando a produção de muco e causando infertilidade. Em geral nesses procedimentos, as glândulas que estão localizadas na parte superior da cérvix, responsáveis pela produção do muco que realiza o transporte dos espermatozóides, são preservadas, porém se observa uma redução significativa no volume do mesmo.
Nas condições de diminuição do volume de muco ou falha na sua produção em alguns ciclos, o Método de Ovulação Billings pode colaborar significativamente para a mulher reconhecer seus sinais de fertilidade.
A produção de muco é variável. Existem casos de mulheres que ovulam normalmente mas produzem muco somente em alguns ciclos e outras que ovulam normalmente mas produzem pouco volume de muco, a redução é tão importante que a sua visualização é imperceptível. Nestes casos a usuária do MOB precisa estar muito atenta em seu ciclo, para poder identificar as mudanças que ocorrem na vulva, são elas:
- Umidade (mesmo que pequena, é perceptível que algo mudou na sensação);
- Sensação de lubrificada (algo escorregadio), ainda que não consiga visualizar o muco;
- Inchaço na região vulvar, apesar de fácil identificação, pode ser ocasional e de curta duração;
- Maciez vulvar, ao perceber a região vulvar inchada e palpá-la, se observa que essa está "molinha", em mulheres mais velhas se reconhece uma dimuição da flacidez;
- Desenvolvimento de um linfonodo palpável e sensível na virilha/ sinal do linfonodo (um gânglio inchado/ um carocinho);
Todos estes são indicadores valiosos da fertilidade.
Sinal do Linfonodo
Olá , tenho duvida meu ciclo está regulado um ciclo de 30 dias , minha menstruação foi dia 6/04 e tive uma relação sexual dia 19 . segundo o calendário o dia da minha ovulação seria dia 22/04 qual a probabilidade de uma gravidez ? , o dia da ovulação pode ser variável ? Estou seca isso é sinal de que já ovulei ? ou que não houve ovulo este mês para ser fecundado? , senti uma leve dorzinha na região pélvica.
ReplyDeleteOlá, Mônica.
ReplyDeleteVc faz as observações e as anotações no gráfico?
Vc identificará sua ovulação a partir dessas observações no muco cervical.
É interessante que você procure uma instrutora cadastrada no CENPLAFAM.
Deixarei aqui um link com a relações de instrutores de várias regiões.
Vc procura dentre os que estão listados uma instrutora na sua região:
http://blog.cancaonova.com/sermulher/relacao-de-instrutores-do-metodo-de-ovulacao-billings-regiao-sudeste/
Bom dia tenho um ciclo irregular estou tentando engravidar e hoje me senti úmida não são todos os ciclos que vejo o muco clara de ovo! Hoje seria o melhor dia para começar a treinar? Minhas últimas menstruações desde quando comecei a tentar foi:
ReplyDelete17/02 a 28/02
11/03 a 16/03
10/04 a 13/04
06/05 a 10/05
Desde já agradeço sua atenção!
Boa tarde! Tenho 27 anos. Se eu não me engano,fez um ano que parei com a pílula. Depois disso tô tentando engravidar. Não vejo mais meu muco cervical desde que parei de toma o anticoncepcional. Era muito mais visível. Agora não vejo mais. Sera que tenho problema pra engravidar??
ReplyDeleteBoa tarde! Tenho 27 anos. Se eu não me engano,fez um ano que parei com a pílula. Depois disso tô tentando engravidar. Não vejo mais meu muco cervical desde que parei de toma o anticoncepcional. Era muito mais visível. Agora não vejo mais. Sera que tenho problema pra engravidar??
ReplyDelete