Thursday, August 30, 2012

Endometriose e o Método de Ovulação Billings


Endometriose é definida como a presença de tecido endometrial fora do útero. Ocorre em 10-15% das mulheres em idade reprodutiva, e os locais mais frequentes de implantação do endométrio são os ovários, as tubas uterinas, órgãos urinários e intestinais. 

A endometriose é uma doença ginecológica multifatorial, crônica, benigna, estrogênio-dependente. Os sintomas característicos são infertilidade, cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, alterações do hábito intestinal (dor à evacuação, hemorragia retal) e urinário (dor na micção e presença de sangue na urina), dor pélvica antes e durante a menstruação, de forma cíclica na época menstrual.

A causa da doença é desconhecida, mas fatores de risco podem incluir início precoce da menstruação, alergias, obesidade e predisposição genética.

Cerca de 30-40% das mulheres com a doença, podem experimentar a infertilidade em virtude de cicatrizes produzidas nos órgãos reprodutivos. 

O MOB é capaz de monitorar a saúde reprodutiva da mulher, pois a manutenção do gráfico diário proporciona um registro preciso dos eventos hormonais, e a percepção de alterações ao longo do ciclo.

Por estar familiarizado com "seus padrões normais de muco cervical ", é provável que a mulher perceba as alterações no ciclo menstrual, logo no estágio inicial da doença, pois seu padrão torna-se perturbado e não pode se desenvolver normalmente, por exemplo a observação de um período menstrual prolongado, manchas ao longo do ciclo, dor cíclica.

Uma vez que a mulher aprende a reconhecer o que é normal "em seu ciclo", torna-se capaz de identificar o que não é.


2 comments:

  1. Olá.
    Essa figura ficou um pouco esquisita ai... Porque você não falou nada do Allurene e as explicações podem confundir. Sei que você quis colocar a figura mais para que as mulheres possam visualizar o problema da endometriose, porém a figura é da propaganda do Allurene que sai no jornal Folha.
    Abraços

    ReplyDelete
  2. Olá Viviane.
    Obrigada pela sugestão, se achar um esquema melhor trocarei.

    ReplyDelete