Tuesday, August 7, 2012

MOB e saúde reprodutiva da mulher

O Método de Ovulação Billings é um aliado na saúde reprodutiva da mulher. Isso ocorre porque as alterações no muco cervical são reflexos exatos do que está acontecendo no sistema reprodutor, e alterações causadas por doenças podem ser recon
hecidas no gráfico do MOB auxiliando no diagnóstico.
Um exemplo deste é o caso de Doença Inflamatória Pélvica (DIP), doença que está altamente associada com as DSTs. A DIP ocorre porque bactérias atingem os órgãos reprodutores da mulher causando infecção, e podem levar a danos e deixar cicatrizes nestes órgãos, como útero ou tubas uterinas.
Processos inflamatórios são a segunda causa mais freqüente de infertilidade após os distúrbios ovulatórios. Existe uma estimativa que de 10 a 15% de mulheres que apresentaram um episódio de DIP tornam-se inférteis. O problema é que muitas mulheres têm DIP sem o saber, dado que não apresentam quaisquer sintomas, sem o diagnóstico ficam sem o tratamento aumentando o risco de danos nos órgãos reprodutores.
Os sintomas de DIP podem incluir dor abdominal baixa, febre, sexo doloroso, dor ao urinar e sangramento menstrual irregular.
Em casos como a DIP o MOB é particularmente útil. Mesmo se a mulher apresentar poucos ou nenhum sintoma físico, como aprendeu a reconhecer os padrões do muco cervical normal é capaz de identificar também as anormalidades . Um exemplo é a observação de descarga contínua de muco ao lado de um padrão de muco ovulatório. Neste caso é necessário procurar tratamento imediatamente, ajudando na prevenção de problemas na fertilidade. Subclinical Pelvic Inflammatory Disease and Infertility.

No comments:

Post a Comment