Wednesday, August 15, 2012

Medicamentos podem alterar o muco cervical?

Alguns medicamentos podem alterar o padrão do muco. São eles:

- Grupos de "tranquilizantes" - exemplo a clorpromazina (antipsicótico), seu efeito colateral é o aumento do hormônio prolactina, que resulta em alterações no ciclo menstrual por atraso da ovulação. Ao ocorrer a ovulação a usuária do MOB consegue identificar seu padrão de fluxo típico.

- Hormônios - exemplos são os estrógenos e prog

esterona.

- Anti-histamínicos - sua ação de "enxugar as secreções", podem produzir na vulva uma diminuição na sensação de molhada , porém nem todas as mulheres sofrem esse tipo de efeito. Em seus registros individuais se a mulher estiver atenta, perceberá rapidamente.

- Medicações citotóxicas (utilizadas no tratamento do câncer) - por uma ação direta nos ovários e suas funções, o muco não é produzido. A usuária logo identificará alteração no seu padrão de muco fértil.

Em doenças graves algumas mulheres que utilizam antibióticos identificam mudanças no padrão do muco, esta é uma pertubação por consequência do estresse no corpo e não da medicação em si. No uso contínuo de antibióticos em caso de doenças crônicas, a usuária interpretará seu padrão com sucesso.

No comments:

Post a Comment