Monday, August 13, 2012

Um novo caminho




Diariamente nos consultórios médicos são prescristos contraceptivos químicos a mulher, essa decisão por usá-los geralmente é feita de forma automático, sem ponderações adequadas sobre o assunto. Antes de se aceitar um método contraceptivo, o primeiro questionamento a ser feito é: - O que é ideal num método contraceptivo?

Para um método ser aceitável são necessários alguns critérios. Confiabilidade, inocuidade, reversibilidade, custo, interferência no prazer sexual e promoção de um relacionamento saudável físico/psiquico/afetivo.

Apesar do grande investimento nas investigacões científicas de novos métodos, quase todos eles não preenchem os critérios em um aspecto ou mais, e na prática todos apresentam taxa de falhas em maior ou menor número.

Geralmente o primeiro pensamento que se passa na cabeça da mulher e do médico é referente a taxa de falha, porém se utilizar somente desde critério é uma avaliação incompleta e reducionista da fertilidade e da vida a dois. Uma avaliação cuidadosa dos critérios, leva o casal a um diálogo sobre suas funções sexuais, qual o objetivo de estarem juntos, porque possuem medo de uma gestação, já que esta é consequência natural da relação sexual, enfim podem conversar sobre vários aspectos do seu relacionamento e desta forma decidirem juntos qual o método de administração da fertilidade apto para eles.



Escolher um método natural, nem sempre é a opção mais fácil, é necessário romper com a mentalidade contraceptiva e da baixa estima da fertilidade, aceitar como se é, fértil e saudável, conviver em harmonia com seu corpo e respeitar os ritmos naturais da fertilidade. Fazer as pazes com a fertilidade é um novo caminho a se percorrer.

O Método de Ovulação Billings é confiável, inócuo, sem custo e respeita o corpo humano integralmente.

No comments:

Post a Comment