
O Método de Ovulação Billings é usado por milhões de mulheres ao redor do mundo. Ele foi desenvolvido pelos médicos Dr. John e Dra.Evelyn Billings e validado por renomados pesquisadores internacionais. Testado com sucesso pela Organização Mundial de Saúde, eficaz para evitar a gravidez ou alcançá-la.
Friday, August 31, 2012
Thursday, August 30, 2012
Endometriose e o Método de Ovulação Billings
Endometriose é definida como a presença de tecido endometrial fora do útero. Ocorre em 10-15% das mulheres em idade reprodutiva, e os locais mais frequentes de implantação do endométrio são os ovários, as tubas uterinas, órgãos urinários e intestinais.
A endometriose é uma doença ginecológica multifatorial, crônica, benigna, estrogênio-dependente. Os sintomas característicos são infertilidade, cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, alterações do hábito intestinal (dor à evacuação, hemorragia retal) e urinário (dor na micção e presença de sangue na urina), dor pélvica antes e durante a menstruação, de forma cíclica na época menstrual.
A causa da doença é desconhecida, mas fatores de risco podem incluir início precoce da menstruação, alergias, obesidade e predisposição genética.
Cerca de 30-40% das mulheres com a doença, podem experimentar a infertilidade em virtude de cicatrizes produzidas nos órgãos reprodutivos.
O MOB é capaz de monitorar a saúde reprodutiva da mulher, pois a manutenção do gráfico diário proporciona um registro preciso dos eventos hormonais, e a percepção de alterações ao longo do ciclo.
Por estar familiarizado com "seus padrões normais de muco cervical ", é provável que a mulher perceba as alterações no ciclo menstrual, logo no estágio inicial da doença, pois seu padrão torna-se perturbado e não pode se desenvolver normalmente, por exemplo a observação de um período menstrual prolongado, manchas ao longo do ciclo, dor cíclica.
Tuesday, August 28, 2012
Deixar a pílula
Quem se utiliza de pílula anticoncepcional há muito tempo, pode mudar para o Método de Ovulação Billings imediatamente?
Sim, é claro que pode!
O primeiro passo é parar com a pílula anticoncepcional e começar a anotar as observações diárias percebidas na vulva.
Num período de 15 dias de registro, que pode se estender até 30 dias, já é possível reconhecer se a fertilidade retornou ou não e determinar o Padrão Básico de Infertilidade (PBI).
Durante esse período inicial pós-pílula é aconselhável que se evite as relações sexuais, assim as caracterísitcas do padrão do muco não são alteradas pelo fluido seminal, ou pelas secreções associadas com o coito. Após esse tempo as normas comportamentais do método podem ser usadas normalmente.
Muitas mulheres, após deixar a pílula são inférteis por vários meses, o que é facilmente reconhecido. Mudanças deste padrão sugere uma alteração na fertilidade, com a necessidade de um pequeno período sem relações para os que desejam adiar a gestação. Desta forma pode se determinar o retorno da fertilidade.
Deixar a pílula é uma circunstância especial, e o fazê-lo com um instrutor é o ideal.
Monday, August 27, 2012
Friday, August 24, 2012
A mucosa endocervical
A anatomia do canal
cervical é muito complexa. A mucosa endocervical é conhecida como glandular, de
relevo irregular, apresenta pregas, ondulações, depressões e glândulas. Seu
epitélio é formado por uma única camada de células denominadas colunares, que são muco-secretoras,
estas células respondem significativamente aos hormônios do ciclo reprodutivo.
As glândulas
endocervicais apresentam um aspecto longo e tubular, algumas são profundas,
outras superficiais, sua direção pode ser transversa, obliqua e longitudinal,
são de difícil distinção e diferenciação devido ao grande número de pregas,
podem ainda bifurcar-se apresentando uma abertura em comum e fundir-se
apresentando duas aberturas, fusão que pode acontecer durante a gestacão
(Odeblad, 1994). Existem 4 tipos diferentes de glândulas, que estão distribuídos distintamente no canal
cervical, conhecidas como G, L, S e P (figura), cada glândula produz um tipo
diferente de muco, denominados muco G, L, S e P, como seus estímulos são
hormônio-dependente, apresentam padrão cíclico sendo observados em fases específicas do ciclo reprodutivo. Entre
as aberturas das glândulas, são encontradas células sem diferenciação,
denominadas células F, que também produzem um tipo diferente de muco, o muco F,
de função fisiológica não identificada até o momento. Sua inervação vem do
plexo para-cervical, mas as funções destes ainda é pouco conhecida, o que se sabe
é que o neurotransmissor noradrenalina tem um efeito estimulante na secreção de
muco S.
Mucus producing cells in a single layer lining an endocervical gland. Distinct cell borders. Round to oval, basally located nuclei of uniform size. Mucus in glandular lumen.
Wednesday, August 22, 2012
Microscopia dos diferentes tipos de muco
As modificações do muco cervical ao longo do ciclo são reflexos dos estímulos hormonais, mas cabe entender que esse muco é produzido em diferentes lugares, as glândulas G, L, S e P, que são facilmente identificados por sua viscosidade. Já na microscopia óptica, os diferentes tipos de muco, formam malhas de muco que se diferenciam em diâmetro dos poros e estrutura dos cristais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tipos de muco
|
Microscopia
|
Viscosidade
|
Hormônio dependência
|
Muco L
|
Formação de cristais finíssimos com forma de folhas
retangulares
|
Média
|
Estrógeno
|
Muco S
|
Formação cristais em configuração de "agulhas
pequenas e estreitas".
|
Baixa (muito fluído)
|
Estrógeno
|
Muco G
|
Não apresenta formação de cristais.
Presença de células epiteliais, linfócitos, leucócitos, células com núcleos abundantes. |
Alta
|
Progesterona
|
Muco P
Apresenta variações
|
Formação de cristais finíssimos e ramificações hexagonais
|
Baixa
|
Estrógeno
|
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tuesday, August 21, 2012
Problemas na produção de muco cervical
A função do muco cervical é de sustentar, nutrir e proteger
o espermatozóide, e a sua ausência é incompatível com a sobrevida do mesmo,
nesta circunstância o casal será infértil.
Existem casos de mulheres que não produzem muco cervical, contudo apresentam ciclo ovulatório com padrão
hormonal normal, e nesta condição o casal não alcançará uma gestação, mesmo tendo relações sexuais no dia
da ovulação.
A ausência do muco pode ocorrer sem razão aparente, e é um problema que se observa também em mulheres jovens. Estudos hormonais com padrões ovulatórios normais, demonstram que a cérvix simplesmente não respondeu aos estímulos hormonais em alguns ciclos, comprometendo a produção de muco. A outra causa comum relacionada na falha da resposta cervical é o seu envelhecimento, situação comum da pré-menopausa em diante.
A ausência do muco pode ocorrer sem razão aparente, e é um problema que se observa também em mulheres jovens. Estudos hormonais com padrões ovulatórios normais, demonstram que a cérvix simplesmente não respondeu aos estímulos hormonais em alguns ciclos, comprometendo a produção de muco. A outra causa comum relacionada na falha da resposta cervical é o seu envelhecimento, situação comum da pré-menopausa em diante.
Procedimentos cirúgicos na cérvix como cauterização, conização e criocirurgia, podem danificar ou "arrancar" as glândulas cervicais, eliminando a produção de muco e causando infertilidade. Em geral nesses procedimentos, as glândulas que estão localizadas na parte superior da cérvix, responsáveis pela produção do muco que realiza o transporte dos espermatozóides, são preservadas, porém se observa uma redução significativa no volume do mesmo.
Nas condições de diminuição do volume de muco ou falha na sua produção em alguns ciclos, o Método de Ovulação Billings pode colaborar significativamente para a mulher reconhecer seus sinais de fertilidade.
A produção de muco é variável. Existem casos de mulheres que ovulam normalmente mas produzem muco somente em alguns ciclos e outras que ovulam normalmente mas produzem pouco volume de muco, a redução é tão importante que a sua visualização é imperceptível. Nestes casos a usuária do MOB precisa estar muito atenta em seu ciclo, para poder identificar as mudanças que ocorrem na vulva, são elas:
- Umidade (mesmo que pequena, é perceptível que algo mudou na sensação);
- Sensação de lubrificada (algo escorregadio), ainda que não consiga visualizar o muco;
- Inchaço na região vulvar, apesar de fácil identificação, pode ser ocasional e de curta duração;
- Maciez vulvar, ao perceber a região vulvar inchada e palpá-la, se observa que essa está "molinha", em mulheres mais velhas se reconhece uma dimuição da flacidez;
- Desenvolvimento de um linfonodo palpável e sensível na virilha/ sinal do linfonodo (um gânglio inchado/ um carocinho);
Todos estes são indicadores valiosos da fertilidade.
Sinal do Linfonodo
Sunday, August 19, 2012
Cientistas capturam momento da ovulação
Cientista belga diz à revista que as fotos são as primeiras já feitas de tão perto.
O óvulo em si tem o tamanho de um "ponto final" e o ovário mede até cinco centímetros.
Donnez disse à New Scientist que a liberação do óvulo era entendida até então como um processo de "explosão", mas que a ovulação à qual testemunhou durou pelo menos 15 minutos.
"Essas fotos são extremamente importante para entender melhor o mecanismo", disse o ginecologista à New Scientist. ( Da BBC/Globo.com)
Thursday, August 16, 2012
Maternidade e trabalho
Anne-Marie Slaughter abandonou o emprego dos seus sonhos, como diretora de políticas de planejamento do Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Washington, para passar mais tempo com seus dois filhos adolescentes. Declarou : "queria acordar de manhã e fazer waffles para os meus filhos".
O artigo de Anne-Marie publicado na revista The Atlantic, foi o mais lido da história da revista, em circulação há mais de 150 anos.
Maternidade e trabalho
O artigo de Anne-Marie publicado na revista The Atlantic, foi o mais lido da história da revista, em circulação há mais de 150 anos.
Maternidade e trabalho
Wednesday, August 15, 2012
Medicamentos podem alterar o muco cervical?
Alguns medicamentos podem alterar o padrão do muco. São eles:
- Grupos de "tranquilizantes" - exemplo a clorpromazina (antipsicótico), seu efeito colateral é o aumento do hormônio prolactina, que resulta em alterações no ciclo menstrual por atraso da ovulação. Ao ocorrer a ovulação a usuária do MOB consegue identificar seu padrão de fluxo típico.
- Hormônios - exemplos são os estrógenos e prog
- Grupos de "tranquilizantes" - exemplo a clorpromazina (antipsicótico), seu efeito colateral é o aumento do hormônio prolactina, que resulta em alterações no ciclo menstrual por atraso da ovulação. Ao ocorrer a ovulação a usuária do MOB consegue identificar seu padrão de fluxo típico.
- Hormônios - exemplos são os estrógenos e prog
esterona.
- Anti-histamínicos - sua ação de "enxugar as secreções", podem produzir na vulva uma diminuição na sensação de molhada , porém nem todas as mulheres sofrem esse tipo de efeito. Em seus registros individuais se a mulher estiver atenta, perceberá rapidamente.
- Medicações citotóxicas (utilizadas no tratamento do câncer) - por uma ação direta nos ovários e suas funções, o muco não é produzido. A usuária logo identificará alteração no seu padrão de muco fértil.
Em doenças graves algumas mulheres que utilizam antibióticos identificam mudanças no padrão do muco, esta é uma pertubação por consequência do estresse no corpo e não da medicação em si. No uso contínuo de antibióticos em caso de doenças crônicas, a usuária interpretará seu padrão com sucesso.
- Anti-histamínicos - sua ação de "enxugar as secreções", podem produzir na vulva uma diminuição na sensação de molhada , porém nem todas as mulheres sofrem esse tipo de efeito. Em seus registros individuais se a mulher estiver atenta, perceberá rapidamente.
- Medicações citotóxicas (utilizadas no tratamento do câncer) - por uma ação direta nos ovários e suas funções, o muco não é produzido. A usuária logo identificará alteração no seu padrão de muco fértil.
Em doenças graves algumas mulheres que utilizam antibióticos identificam mudanças no padrão do muco, esta é uma pertubação por consequência do estresse no corpo e não da medicação em si. No uso contínuo de antibióticos em caso de doenças crônicas, a usuária interpretará seu padrão com sucesso.
Monday, August 13, 2012
Um novo caminho
Diariamente nos consultórios médicos são prescristos contraceptivos químicos a mulher, essa decisão por usá-los geralmente é feita de forma automático, sem ponderações adequadas sobre o assunto. Antes de se aceitar um método contraceptivo, o primeiro questionamento a ser feito é: - O que é ideal num método contraceptivo?
Para um método ser aceitável são necessários alguns critérios. Confiabilidade, inocuidade, reversibilidade, custo, interferência no prazer sexual e promoção de um relacionamento saudável físico/psiquico/afetivo.
Apesar do grande investimento nas investigacões científicas
de novos métodos, quase todos eles não preenchem os critérios em um aspecto ou
mais, e na prática todos apresentam taxa de falhas em maior ou menor número.
Geralmente o primeiro pensamento que se passa na cabeça da
mulher e do médico é referente a taxa de falha, porém se utilizar somente desde
critério é uma avaliação incompleta e reducionista da fertilidade e da vida a
dois. Uma avaliação cuidadosa dos critérios, leva o casal a um diálogo sobre
suas funções sexuais, qual o objetivo de estarem juntos, porque possuem medo de
uma gestação, já que esta é consequência natural da relação sexual, enfim podem
conversar sobre vários aspectos do seu relacionamento e desta forma decidirem
juntos qual o método de administração da fertilidade apto para eles.
Escolher um método natural, nem sempre é a opção mais fácil,
é necessário romper com a mentalidade contraceptiva e da baixa estima da
fertilidade, aceitar como se é, fértil e saudável, conviver em harmonia com seu
corpo e respeitar os ritmos naturais da fertilidade. Fazer as pazes com a
fertilidade é um novo caminho a se percorrer.
O Método de Ovulação Billings é confiável, inócuo, sem custo
e respeita o corpo humano integralmente.
Thursday, August 9, 2012
Sinais do período fértil
A produção do muco cervical é variável e individual. Algumas mulheres produzem pouco muco e podem não conseguir visualizá-lo. Dessa forma um conjunto de sinais que se desenvolvem no período fértil próximo da ovulação, podem colaborar no alcance da gravidez, são eles: vulva inchada, macia, úmida e com aumento da sensibilidade. Muitos casais tem alcançado a gestação com relações sexuais neste período.
Engravidar em ciclos curtos
Algumas mulheres apresentam ciclos menstruais de curta duração e mesmo assim são férteis, isso se dá por uma ovulação precoce. A ovulação precoce é reconhecida no gráfico de anotação porque sabe-se que a fase pós-ovulatória é fixa, esta é denominada fase lútea e tem uma duração normal de 11 a 16 dias. Quando o casal deseja engravidar, porém a mulher apresenta ciclos curtos , as relações sexuais devem ocorrer nos dias de sensação lubrificada/escorregadia na vulva, mas cabe salientar que estes dias ainda pode haver algum fluxo menstrual. Desta forma é sempre preferível a aprendizagem do MOB com um instrutor certificado.
Tuesday, August 7, 2012
MOB e saúde reprodutiva da mulher
O Método de Ovulação Billings é um aliado na saúde reprodutiva da mulher. Isso ocorre porque as alterações no muco cervical são reflexos exatos do que está acontecendo no sistema reprodutor, e alterações causadas por doenças podem ser recon
hecidas no gráfico do MOB auxiliando no diagnóstico.
Um exemplo deste é o caso de Doença Inflamatória Pélvica (DIP), doença que está altamente associada com as DSTs. A DIP ocorre porque bactérias atingem os órgãos reprodutores da mulher causando infecção, e podem levar a danos e deixar cicatrizes nestes órgãos, como útero ou tubas uterinas.
Processos inflamatórios são a segunda causa mais freqüente de infertilidade após os distúrbios ovulatórios. Existe uma estimativa que de 10 a 15% de mulheres que apresentaram um episódio de DIP tornam-se inférteis. O problema é que muitas mulheres têm DIP sem o saber, dado que não apresentam quaisquer sintomas, sem o diagnóstico ficam sem o tratamento aumentando o risco de danos nos órgãos reprodutores.
Os sintomas de DIP podem incluir dor abdominal baixa, febre, sexo doloroso, dor ao urinar e sangramento menstrual irregular.
Em casos como a DIP o MOB é particularmente útil. Mesmo se a mulher apresentar poucos ou nenhum sintoma físico, como aprendeu a reconhecer os padrões do muco cervical normal é capaz de identificar também as anormalidades . Um exemplo é a observação de descarga contínua de muco ao lado de um padrão de muco ovulatório. Neste caso é necessário procurar tratamento imediatamente, ajudando na prevenção de problemas na fertilidade. Subclinical Pelvic Inflammatory Disease and Infertility.
Um exemplo deste é o caso de Doença Inflamatória Pélvica (DIP), doença que está altamente associada com as DSTs. A DIP ocorre porque bactérias atingem os órgãos reprodutores da mulher causando infecção, e podem levar a danos e deixar cicatrizes nestes órgãos, como útero ou tubas uterinas.
Processos inflamatórios são a segunda causa mais freqüente de infertilidade após os distúrbios ovulatórios. Existe uma estimativa que de 10 a 15% de mulheres que apresentaram um episódio de DIP tornam-se inférteis. O problema é que muitas mulheres têm DIP sem o saber, dado que não apresentam quaisquer sintomas, sem o diagnóstico ficam sem o tratamento aumentando o risco de danos nos órgãos reprodutores.
Os sintomas de DIP podem incluir dor abdominal baixa, febre, sexo doloroso, dor ao urinar e sangramento menstrual irregular.
Em casos como a DIP o MOB é particularmente útil. Mesmo se a mulher apresentar poucos ou nenhum sintoma físico, como aprendeu a reconhecer os padrões do muco cervical normal é capaz de identificar também as anormalidades . Um exemplo é a observação de descarga contínua de muco ao lado de um padrão de muco ovulatório. Neste caso é necessário procurar tratamento imediatamente, ajudando na prevenção de problemas na fertilidade. Subclinical Pelvic Inflammatory Disease and Infertility.
Gravidez tardia
Infelizmente muitas mulheres como a jornalista Ana Paula Padrão, ainda não entenderam que entre os 30 e os 40 anos, os órgãos internos “estão envelhecendo”. Quando a jornalista afirma:"parei tudo para apostar em algo que a natureza não me d
eu", esta é uma afirmação contraproducente na divulgação da tentativa de engravidar tardiamente, com 38 anos a natureza já não é obrigada a te dar um filho, e essa dificuldade só faz parte do processo natural de envelhecimento. É lamentável a sua perda, mas é um fato que as mulheres precisam tomar consciência, deixar para engravidar tardiamente é um risco.
Ana Paula Padrão revela o drama de gravidez
Ana Paula Padrão revela o drama de gravidez
Principais tipos de muco
O muco cervical é um tipo de secreção produzida pelo corpo, como a saliva ou o suco gástrico. Denomina-se cervical porque é produzido no cérvix ou colo uterino e sua constituição são moléculas de muco (glicoproteínas), água e compostos químicos e bioquímicos (cloreto de sódio, proteínas, enzimas...). As moléculas de muco possuem propriedades com grande capacidade de variação, e esta característica é facilmente observada na produção de diferentes tipos de muco ao longo do ciclo menstrual.A produção do muco é um processo muito complexo, partes especializadas do cérvix quando estimuladas por hormônios ovarianos respondem com a produção de muco, em cada fase do ciclo diferentes mucos com funções definidas se fazem presentes. Em 1977, foram descritos 3 tipos de muco, o muco G, muco L e muco S, e em 1990 um novo tipo de muco foi descoberto, o muco P.O hormônio estrogênio estimula a producão dos mucos S, L e P, e a progesterona estimula o muco G. A função dos mucos S, L e P são de manutenção, transporte, filtragem e armazenamento dos espermatozóides e estão presentes no período fértil. A função do muco G é de proteção e está presente no final da fase fértil e período infértil, protegendo o útero da entrada de micróbios e é uma barreira impenetrável para os espermatozóides.
Monday, August 6, 2012
MOB e adolescência
Método de Ovulação Billings na adolescência. Por que uma jovem mulher deve aprender o MOB? Porque toda mulher deve se conhecer. Quando uma adolescente começa a se observar e anotar seu gráfico, pode facilmente identificar se existe alguma irregularidade. Os primei
ros ciclos menstruais na adolescência podem ser muito irregulares, conhecendo seus sinais de fertilidade a jovem mulher pode antecipadamente saber se sua menstruação chegará, podendo agendar eventos esportivos ou viagens por exemplo. Alterações associadas a problemas hormonais ou Síndrome do Ovário Policístico também podem ser perceptíveis. Além de perceber qual fase está mais tranquila, em qual período tem mais facilidade para estudar, qual fase sente-se mais triste ou "chorona".
Meio ambiente e anticoncepcionais
Separar o lixo, comer alimentos saudáveis e orgânicos, evitar os descartáveis, preferir tratamentos naturais. Se estas práticas são comuns no seu dia a dia, provavelmente o Método de Ovulação Billings se encaixe perfeitamente com suas escolhas. Ele protege seu corpo e o meio ambiente de poluidores hormonais, não interferindo no ciclo menstrual e na sua fertilidade e evitando a poluição do ambiente aquático.
Poluição ambiental e os anticoncepcionaishttp://blogs.lainformacion.com/cronicas-de-la-ciencia/2012/05/31/el-costo-ambiental-de-los-anticonceptivos/
Poluição ambiental e os anticoncepcionaishttp://blogs.lainformacion.com/cronicas-de-la-ciencia/2012/05/31/el-costo-ambiental-de-los-anticonceptivos/
Thursday, August 2, 2012
Fertilidade e dieta
Em torno do sétimo dia do ciclo menstrual um hormônio poderoso e muito conhecido entrará em ação, o estrógeno. Sua ação antidepressiva faz com que a mulher se sinta de bem com a vida e mais feliz, e além disso age como controlador do apetite. Momento ideal para quem quer começar uma dieta.
Período fértil e ciclo irregular
É possível usar o Método de Ovulação Billings para adiar a gravidez quando se tem ciclos irregulares?
A mulher pode observar ciclos irregulares em várias circunstâncias, no retorno da fertilidade após ter um bebê, em momentos de estresse ou doença, ao parar com a contracepção hormonal, ou se aproximando da menopausa. Em alguns casos, há um distúrbio hormonal de base ou outro problema que necessit
A mulher pode observar ciclos irregulares em várias circunstâncias, no retorno da fertilidade após ter um bebê, em momentos de estresse ou doença, ao parar com a contracepção hormonal, ou se aproximando da menopausa. Em alguns casos, há um distúrbio hormonal de base ou outro problema que necessit
a de uma investigação médica.
Uma das vantagens do Método de Ovulação Billings é que o gráfico não precisa ser o mesmo mês após mês. A mulher vive um dia de cada vez, e aprende a observar se ocorreu alguma mudança que possa indicar infertilidade ou fertilidade possível, a cada dia. Dessa forma, as regras comportamentais aplicadas dependem da escolha do casal, alcançar ou adiar a gravidez.
Cada mulher reage de forma diferente quando está em situação de stress. Um momento de sofrimento, ansiedade, nervosismo, mesmo que inesperado, pode interferir no padrão hormonal normal e pode ser observado no gráfico. Exemplos de estresse são as festas de casamento, viagens ao exterior com alteração no fuso horário, a morte de alguém próximo, um acidente ou doença.
Ao perceber alterações no gráfico algumas mulheres podem sentir-se confusas.
Entre em contato com seu instrutor do Método de Ovulação Billings, ele será capaz de ajudar a interpretar o que está acontecendo. Em momentos de retorno da regularidade natural do ciclo, seu instrutor o ajudará a utilizar o MOB com confiança para administrar a sua fertilidade.
Uma das vantagens do Método de Ovulação Billings é que o gráfico não precisa ser o mesmo mês após mês. A mulher vive um dia de cada vez, e aprende a observar se ocorreu alguma mudança que possa indicar infertilidade ou fertilidade possível, a cada dia. Dessa forma, as regras comportamentais aplicadas dependem da escolha do casal, alcançar ou adiar a gravidez.
Cada mulher reage de forma diferente quando está em situação de stress. Um momento de sofrimento, ansiedade, nervosismo, mesmo que inesperado, pode interferir no padrão hormonal normal e pode ser observado no gráfico. Exemplos de estresse são as festas de casamento, viagens ao exterior com alteração no fuso horário, a morte de alguém próximo, um acidente ou doença.
Ao perceber alterações no gráfico algumas mulheres podem sentir-se confusas.
Entre em contato com seu instrutor do Método de Ovulação Billings, ele será capaz de ajudar a interpretar o que está acontecendo. Em momentos de retorno da regularidade natural do ciclo, seu instrutor o ajudará a utilizar o MOB com confiança para administrar a sua fertilidade.
Engravidar com o MOB
Orientações sobre quais regras comportamentais devem ser aplicadas quando o casal deseja alcançar uma gravidez.
- Aplicar as regras dos primeiros dias durante o PBI (relações sexuais em noites alternadas).
- Após observar o ponto de mudança, esperar até o desenvolvimento da sensação lubrificada (escorregadia).
- A
melhor perspectiva para conceber é ter relações sexuais nos dias com sensação lubrificada e o ideal é não ter relações sexuais em dias seguidos, pois ocultará a mudança do muco que define o Ápice. A concepção é muito comum após uma única relação sexual no tempo onde o Sintoma Ápice começa a ser observado.
Viver a fertilidade
A concepção de um filho após um ato sexual é consequência de um homem e uma mulher saudável, significa que a função sexual de seus corpos atingiu o seu objetivo. Os termos prevenção da gravidez ou evitar a gravidez, estimulam na mente huma
na um rompimento com sua capacidade geradora. Prevenção se faz contra doença ou acidente. Os filhos são sempre bons. Pensar na fertilidade e não simplesmente excluí-la, é trabalhar sempre a aceitação de um possível filho, afinal nenhum método contraceptivo é 100% eficaz.
Perguntas frequentes
Se após notar uma mudança no Padrão Básico de Infertilidade (PBI), o casal optar por ter relação sexual somente no primeiro dia depois da mudança, pode resultar em gravidez?
A mudança no PBI indica uma alteração nos níveis hormonais e possível fertilidade, consequentemente existe a possibilidade de uma gravidez ao se manter relações sexuais nestas circunstâncias. Alguns casais que optam por relações mesmo após a mudança do PBI, verificam que não concebem. Porém se os esposos estão fortemente motivados a adiar a gravidez, devem evitar relações sexuais em qualquer dia que indique possível fertilidade, pois o relaxamento desta regra comportamental pode resultar em concepção em algum momento, mesmo que demore um longo tempo.
Wednesday, August 1, 2012
Início da menstruação
O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia de menstruação, porém algumas mulheres antes do fluxo menstrual intenso observam a presença de uma pequena perda de sangue. Esta perda ainda não é o início do novo ciclo.
Engravidar após aprender o Método de Ovulação Billings
Um estudo realizado em Melbourne, envolvendo 172 casais com dificuldade comprovada para alcançar uma gestação, mostrou que após o aprendizado do MOB se elevou a taxa de gravidez para 65%.
Fertilidade e Maquiagem.
Lápis, delineador e rímel dão a impressão de olhos maiores. Mas o que isso tem a ver com a fertilidade? Até a menopausa o tamanho dos olhos diminui 35% em média, para um homem instintivamente olhos grandes representam um indicador de juventude (e de fertilidade), já a mulher ao tentar deixar seus olhos mais bonitos quer demonstrar que geneticamente apresenta maior chance de engravidar, diz a antropóloga Eliza Madenburry da Universidade de Harvard.
Reforçar a dieta durante a menstruação
Durante a menstruação a mulher perde ferro e magnésio. Reforçar a dieta com ingredientes ricos nesses minerais será importante. A beterraba é uma aliada perfeita para repor os nutrientes perdidos com a menstruação. Além de ser uma excelente fonte de ferro, é rica em fósforo, cálcio,
potássio e em vitaminas A e C. Uma sopa quentinha de beterraba ajuda a esquentar o friozinho e repor as energias.
potássio e em vitaminas A e C. Uma sopa quentinha de beterraba ajuda a esquentar o friozinho e repor as energias.
Um método natural na China
O MOB é o único método natural permitido pelo governo Chinês. Até 2005 estimava-se um número de 4000 casais chineses usuários do MOB.
Como a natureza.
“Nosso ciclo é como o ciclo de uma planta; existe um tempo indicado para plantar as sementes, para crescer e desenvolver galhos, para soltar sementes e para voltar a nossas raízes...”
Annie Shaw
Annie Shaw
Amamentação e Método de Ovulação Billings
MOB seguro na amamentação. Um estudo realizado em Dublin-Irlanda, demonstrou que 100% das mulheres que usavam o MOB em período de amamentação, identificaram os primeiros sinais de retorno da fertilidade, mesmo após um tempo prolongado de infertilidade pós-parto. Destas, 84% declararam a identificacão "fácil".
Aprender o Método de Ovulação Billings - MOB
1 - Aprender o MOB
Aprender o MOB é muito fácil. Bastará tão somente que a mulher saiba dialogar com o seu próprio corpo, ficando sempre atenta aos sinais de que ele emite através da visão do muco e da sensação de secura ou umidade na vulva que este produz.
Uma dica para facilitar esse diálogo é a mulher perguntar-se sempre:
- Como sinto minha vulva agora?
O corpo emite sinais claros no tempo que antecede a ovulação, permitindo a mulher sentir-se segura na sua observação. No entanto, algumas mulheres sentem-se ansiosas ao iniciar o método, porque temem não conseguirem ter percepção alguma. Um exemplo fácil a ser aplicado neste caso, é o início da menstruação, a vulva neste período não está seca, a sensação que a mulher refere é de molhada ou de algo pegajoso e o sangue é visível, mas cabe salietar que a sensação da vulva molhada antecede a visualização do sangue. A sensação na vulva é o evento mais importante, garantindo o aprendizado a todas as mulheres, inclusive as deficientes visuais.
2 - Materiais Necessários
- Caneta ou lápis de cor.
- Papel para registro do gráfico.
- Suas observações.
3 - Como realizar as observações
As observações são realizadas ao longo do dia, durante as atividades habituais: trabalhar, andar, praticar exercícios. Na posição em pé e com a movimentação do corpo, o muco cervical deixa o canal vaginal, alterando a sensação na vulva, porém é importante lembrar que nem sempre o muco é visível. A mulher identifica a sensação na vulva e posteriormente realiza a inspeção do muco se possível. Não devem ser realizados exames internos, já que a vagina é sempre molhada e essa atitude pode ocasionar confusão. O muco deve ser visualizado naturalmente, na roupa íntima, ao higienizar-se e/ou durante as eliminações fisiológicas.
A mulher se mantém em sintonia com seu corpo, tornando-se automático e harmônico memorizar as mudaças que ocorrem, para posteriormente anotá-las.
4 - Registro do gráfico
Um registro diário é essencial no MOB, pois facilita o reconhecimento dos sinais da fertilidade, tornando a mulher apta e segura.
As anotações das observações são realizadas a noite, já que a sensação na vulva pode ser alterada ao longo do dia.
Foi desenvolvido um registro padrão de cores ou símbolos para recordação das observações. Manter as anotações destas torna-se rapidamente algo natural.
O registro é muito simples, requer apenas que pinte ou marque no gráfico, a cor ou símbolo apropriado, depois escreva duas ou três palavras que descrevam a sensação produzida pelo muco e sua aparência. O importante é anotar sempre a mesma palavra para descrever a mesma sensação e aparência, estas possibilitam informações precisas do ciclo. (Ver ítem 6)
A medida que passam os dias, a mulher familiariza-se com suas anotações. O seu padrão de muco e as sensações que estes produzem em ciclos normais, começam a ser identificados. Caso exista alguma alteração no ciclo, como retardo ou adiantamento da ovulação, rapidamente esta também já pode ser reconhecida. As alterações no ciclo mais comuns são por: estresse, amamentação, pré-menopausa e interrupcão da medicação hormonal.
5 - Código de cores ou símbolos (nota separada)
6 - Gráfico na aprendizagem (nota separada)
7 - Quando iniciar o registro
Muitas mulheres acreditam que o primeiro registro deve acontecer no primeiro dia da menstruação, esta é uma prática equivocada e sem necessidade. O primeiro registro se inicia imediatamente após a aprendizagem (ítem 6), e sua duração para avaliação é usualmente de duas a quatro semanas. Neste período orienta-se a mulher ou o casal a abster-se de todo contato genital, chamado de silêncio genital, desta forma as observações não são prejudicadas pela secreção proveniente da relação e contato genital, que podem retardar o aprendizado.
A partir deste período, informações valiosas do ciclo menstrual serão identificadas, permitindo o reconhecimento de quando se está potencialmente fértil e quando se está infértil.
A familiarização com as observacões, anotações e a consulta com um instrutor licenciado, tornarão a mulher mais segura.
8 - Observações na vulva
Sensação – esta é a observação mais importante.
Toda mulher experimenta alguma sensacão na vulva. O muco cervical necessariamente produz uma sensação ao deixar o canal vaginal, que ao longo do dia, nas atividades diárias, a mulher o observa, ou pode ser treinada a observar. Esta pode ser de secura (nenhuma sensação) ou de molhada.
Os termos habitualmente utilizados são:
- Seca – nenhuma sensação
- Molhada – esta sensação é variável, de acordo com o momento do ciclo menstrual. Existem duas sensações experiementadas específicas, a mulher não se sente seca, descrita como algo pegajoso, molhada/pegajosa, e a sensação de algo que molha, descrita como algo que é escorregadio na vulva, molhada/lubrificada ou molhada/escorregadia.
Aparência – Ao sentir a presença do muco e se possível observação visual. Os termos habitualmente utilizados são:
- Cor - opaco, turvo, claro, transparente, borra(quando está manchado de sangue), presença de fios.
- Fluidez - espesso, grosso, aquoso, fino
- Quantidade – pouca, média e grande.
O fator quantidade é muito variável, pois é dependente da produção de muco de cada mulher.
A mulher não deve se apegar a essas descrições, pois são somente sugestões. Utilizar suas próprias palavras a cerca das sensações e aparência do muco, podem facilitar a observação, aprendizado e segurança, que posteriormente serão utilizadas no registro.
A descrição não precisa ter sentido para outras pessoas, simplesmente devem ser anotadas e posteriormente explicadas para uma instrutora qualificada.
Cabe relatar, que muitas mulheres, ao receberem as informações básicas do MOB, surpreendem-se nas anotações iniciais, pelas diferentes sensações observadas e de como o diálogo com seu corpo é verdadeiro.
9 - Interpretacão do gráfico
A interpretação do gráfico deve ser evitada a princípio, para não ocasionar ansiedade ou até mesmo interpretações equivocadas. É impar ressaltar que o MOB não trabalha na observação de um dia ou outro, não são as características do muco observado que me garantem infertilidade no dia da anotação em questão, e sim o estudo de um padrão evolutivo da sensação, proveniente da produção do muco cervical e suas características, permitindo reconhecer o potencial de fertilidade.
10 - Padrões de fertilidade e infertilidade
Os dias inférteis são reconhecidos pela mulher através da observação de uma sensação sem mudança em sua vulva, dia após dia. A esta característica no ciclo dá-se o nome dePadrão Básico de infertilidade (PBI) e seu período ocorre do final da menstruação até o início de seus dias férteis.
Existem dois tipos de padrão básico de infertilidade:
1) PBI seco - reconhecido como uma sensação de secura sem mudança e nenhuma presença de muco (a usuária não vê nada e não sente nada).
2) PBI de fluxo - reconhecido como uma sensação molhada/pegajosa e geralmente o muco é visível, ambos não sofrem alteração com o passar dos dias ( a usuária sente e geralmente vê dia após dia a mesma coisa, sem mudanças, o mesmo em cada ciclo). Algumas usuárias, podem observar a presença de um fluxo, porém sente-se secas.
O PBI seco já pode ser determinado durante a anotação do primeiro ciclo de registro das observações.
No PBI de fluxo, se faz necessário a anotação de 1 a 3 ciclos, para identificação com confiança do ponto de mudança, produzida pelo muco de tipo fértil e sua sensação proveniente. É importante acrescentar que os 3 ciclos estudados para o processo de identificacão e confiança do ponto de mudança, não é necessária a abstinência sexual dos mesmos, a abstinência ocorre somente no periodo pré-ovulatório, pois a mulher já está apta em reconher seu dia ápice. (ver ítem11)
10.1 - Ponto de mudança
O início da fase fértil é identificado com a mudança do PBI, a mulher aprende a identificar o ponto de mudança entre período infértil e sua passagem para o período fértil. De acordo com o PBI da mulher as suas observações serão as seguintes:
PBI seco - a indicação do início da fertilidade, é a mudança da sensação na vulva, de seca para não mais seca e poderá ser visível um tipo de muco opaco, pegajoso, espesso. Muitos acreditam que este muco indica infertilidade, porém esta é uma crença equivocada, pois no PBI seco, a presença de muco é a sinalização que o tampão protetor de muco, que mantinha a cérvix fechada e protegida desprendeu-se da mesma, tornando-a aberta para a entrada dos espermatozóides.
PBI de fluxo- a indicação do início da fertilidade é a mudança de sensação na vulva, de molhada/pegajosa para molhada/lubrificada ou molhada/escorregadia, a percepção na mudança das características do muco, podem ser visíveis ou não, porém a sensação será sempre identificada.
10.2 - Padrão fértil do muco
No padrão fértil do muco, ocorrem mudanças diariamente, existe uma progressão na sensação (padrão evolutivo do muco).
PBI seco- o padrão evolutivo descrito é de seca, molhada/pegajosa até molhada/lubrificada.
PBI de fluxo- molhada/pegajosa até molhada/lubrificada .
Em ambos, pode ser possível a observação de fios transparentes ou turvos de muco até osintoma Ápice (ítem 10.3). Esta época, também está associado com maior sensibilidade e inchaço na vulva e a palpação no gânglio linfático inguinal.
Cabe ressaltar novamente, que o mais importante não é o que se vê e sim a sensação experimentada, pois mesmo sentindo-se muito molhada, muito pouco ou nenhum muco pode ser visível.
As usuárias do MOB descrevem o muco fértil de inúmeras maneiras, claro, liso, turvo, manchado de sangue, pouco rosado, cor de café (borra), amarelo e com graus variados na quantidade. Algumas mulheres antes de se conhecer, ficam desanimadas, pois esperam ver um tipo de muco que se parece com clara de ovo cru, esquecendo-se que as características visualizadas é dependente da individualidade.
Ao iniciar o uso do MOB, a mulher necessita compreender que a observação é do ciclo como um todo, o foco do estudo é o padrão evolutivo do muco e não observações isoladas, não há como determinar infertilidade, somente pela visualização de um tipo de muco espesso, ou seja, informações isoladas não asseguram interpretações seguras.
10.3 - Sintoma Ápice
É definido como o último dia da sensação molhada/escorregadia.
Esta é a sensação mais importante experimentada pela mulher, pois a ovulação ocorre muito próxima da ocorrência deste ou até 48 horas após o sintoma, este é o dia mais fértil do ciclo, mesmo que o muco não seja visualizado, a sensação de lubrificada está presente.
Cabe ressaltar, que algumas mulheres acreditam que o dia mais fértil do ciclo, é o dia de maior quantidade de muco, isso é uma crença infundamentada.
10.4 - Reconhecendo o Ápice
O dia ápice somente se determina no dia seguinte, quando não há mais sensação molhada/escorregadia, é algo retrospectivo. Quando a mulher retorna a identificar a sensação na vulva, como seca ou molhada/pegajosa, semelhante a de antes do ponto de mudança, precisamente pode dizer: - ontem foi meu dia ápice.
Está é a regra de ouro do ciclo.
Após o dia ápice a mulher é fértil mais 3 dias completos.
11 - Regras Básicas do MOB
O MOB é um meio natural, para adiar ou conseguir a gravidez, ou seja, todas as regras aplicadas são comportamentais, com fundamentos científicos seguros e confiáveis.
11.1 - Regras para o adiamento da gravidez
Regra dos Primeiros Dias ( antes do ápice )
1) Regra 1- Durante a menstruacão, em dias de abundante sangramento, evitar relações sexuais.
2) Regra 2- Durante o PBI, manter relação sexual em noites alternadas .
3) Regra 3- Evitar a relação sexual em qualquer dia de muco ou sangramento que interrompa o Padrão Básico de Infertilidade. Qualquer mudança do PBI (sensação e/ou aparência ou algum tipo de sangramento), é aplicado o "Esperar para ver". Abstém-se de relação sexual, para esperar um padrão de evolução do muco até identificação do dia ápice (Regra do Ápice/ver ítem 12). Se não for possível a identificação, após observar o retorno de três dias de PBI, está liberada a noite do 4º dia para reiniciar as relações sexuais, se mantém a Regra 2.
12 - Regra do Ápice
4) Identificado o dia ápice, esperar 3 dias completos para iniciar relação sexual.
Do quarto dia após o ápice, até o final do ciclo, o período é de infertilidade, as relações sexuais estão liberadas e não há necessidade de aplicação das regras comportamentais.
12 - Eficácia do MOB
O índice de gravidez relacionado ao método é menos que 1%. O índice total de gravidez varia de menos de 1% até números maiores, de acordo com a escolha dos casais usando o método.
Subscribe to:
Posts (Atom)