Thursday, September 6, 2012

Período fértil e a anotação da mulher


O início do período fértil é reconhecido no gráfico do MOB, por uma interrupção no Padrão Básico de Infertilidade (PBI). Essa mudança se dá, porque a cérvix é sensível ao início do aumento da liberação de estrogênios. Gráfico - ver dia 10.

Ao longo dos dias é perceptível na anotação do gráfico, uma progressão no padrão fértil do muco, e essa fundamental mudança, também é produzida pelo aumento rápido dos níveis de estrogênios (fase de crescimento rápido do folículo), e ocorre porque um folículo avança rumo a ovulação. O detalhe fundamental deste muco, é que sua mudança evolui dia após dia, adquirindo características cada vez mais férteis. Gráfico - ver dias 11, 12, 13, 14 e 15.
O sintoma de muco progressivo marca a fase fértil do ciclo.

Após a fase de progressão do muco é identificável na anotação, um dia de sensação escorregadio/lubrificada, porém a visualização do muco é mínima ou impossível. Esta mudança é produzida pela progesterona, que é o segundo hormônio ovariano a entrar em ação. Gráfico ver dia 16.

Uma pequena quantidade de progesterona é liberada antes da ovulação, porém após a ovulação sua produção aumenta rapidamente. A presença da progesterona reverte totalmente a ação dos estrogênios na cérvix, e faz com que o muco rapidamente perca suas características férteis, mudança reconhecida facilmente no gráfico ("mudança da progeterona" ou PC = progesterone change). Gráfico ver dia 17.

O sintoma do último dia de sensação escorregadia/lubrificada é o evento mais importante no MOB, e o termo utilizado é DIA ÁPICE, ou seja, o dia da máxima fertilidade. A ovulação ocorre no Dia Ápice ou no dia do PC ou ocasionalmente no dia seguinte. Assim o PC localiza a ovulação num espaço de mais ou menos 24horas. Apesar da mulher não visualizar o muco fértil após o Ápice, o muco tipo fértil ainda está presente no canal cervical.


Os dias são referentes aos dias do ciclo.

Procure um instrutor do MOB, ele pode te ajudar.

Referência:
- Estudo sobre a Reprodução Humana. Atividade Ovariana, Fertilidade e o MOB/ Prof. James B. Brown.
- O Método Billings. Controle da fertilidade sem drogas e sem dispositivos artificiais/ Dr. Evelyn Billings e Ann Westmore


No comments:

Post a Comment