Tuesday, September 4, 2012

Método de Ovulação Billings e a amamentação



O uso do MOB durante a amamentação é completamente compatível. Além de ser uma escolha saudável para mãe e bebê. 

A maioria das mulheres experimentam um período de infertilidade natural após o parto, prolongado por muitos meses, princinpalmente se a mulher pratica o aleitamento exclusivo. É a infertilidade inteligente, o corpo atua naturalmente inibindo a ovulação enquanto a mãe necessita dedicar-se a nova vida, sem ter ocupações com uma nova gravidez aparentemente precoce. Assim que as necessidades do aleitamento materno diminuem, a fertilidade se reinicia. 

O Método de Ovulação Billings permite a mulher reconhecer o período de infertilidade. Como é uma prática saudável evitar qualquer medicação, enquanto for possível, durante a amamentação, o MOB proporciona um relacionamento sexual seguro e livre dos contraceptivos químicos, e evita a transferência de algum tipo de hormônio sintético através do leite materno.

A ovulação pode ocorrer antes da primeira menstruação, tornando-se importante que após as primeiras semanas pós-parto, a mulher inicie um registro das suas observações na vulva. Dessa forma, ela começa a ficar mais atenta aos sinais que antecedem a ovulação.


Um estudo realizado em Dublin-Irlanda, demonstrou que 100% das mulheres que usavam o MOB em período de amamentação, identificaram os primeiros sinais de retorno da fertilidade, mesmo após um tempo prolongado de infertilidade pós-parto. Destas, 84% declararam a identificacão "fácil".




No comments:

Post a Comment