Monday, September 10, 2012

Muco cervical tem propriedades bactericidas

O muco cervical é reconhecido como barreira mecânica de proteção ao feto em gestação; durante a gestação o mesmo se espessa, formando uma verdadeira "rolha", que impede a entrada de microorganismos na cavidade uterina. Agora, um novo estudo mostra que este muco pode também representar uma barreira biológica, apresentando propriedades antibacterianas.

Os resultados mostram que o muco cervical pode apresentar propriedades antibacterianas semelhantes às observadas no muco nasal. Ambos os fluidos representam barreiras ambientais para ambientes estéreis, como os pulmões e a cavidade uterina.

O estudo, publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology, concluiu que mulheres com predisposição a infecções uterinas e outras complicações podem apresentar deficiências na composição deste protetor natural. Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Tomas Ganz da University of California em Los Angeles, realizaram análises em 60 rolhas de muco cervical de mulheres saudáveis, com idade entre 28 e 33,5 anos, coletadas durante parto a termo, e o muco cervical de mulheres não grávidas. 

Eles observaram que tanto as rolhas de muco de gestantes quanto o muco cervical de não grávidas continham proteínas do sistema imunológico, como a IgA. Substâncias presentes no muco cervical parecem ativas contra várias bactérias, principalmente Streptococcus do grupo B e cepas de E. coli. Estas atividades presentes no muco cervical o elevam ao patamar de barreira imunológica contra infecções da cavidade uterina. 

Provavelmente, dentro em breve será possível rastrear, dentre as mulheres que sofrem de infecções uterinas de repetição, aquelas que apresentam deficiência na síntese deste fluido natural.


Texto original: Bibliomed

No comments:

Post a Comment