Monday, September 28, 2015

Na fase de amamentação, é possível a mulher reconhecer a sensação de umidade constantemente e esta não ter relação com a fertilidade?



Sim. Uma mulher pode se manter úmida por longo período durante a fase de amamentação, e esta sensação pode não apresentar qualquer relação com a fertilidade.

Se na anotação diária, a mulher perceber que a sensação de umidade é frequente, se faz necessário uma nova observação para possível redefinição do Padrão Básico de Infertilidade (PBI), isso quer dizer, que novamente o casal deve se abster das relações sexuais por duas semanas, as vezes um pouco mais. Se nesta nova observação, a umidade com ou sem presença de muco, manter-se igual dia após dia, sem evolução na visualização e/ou sensação, significa que a mulher definiu um novo PBI, ou seja, ela reconhece que esta umidade não apresenta relação com a fertilidade. Após definir o novo PBI, se o casal deseja adiar uma nova gestação, deve aplicar as "Regras dos primeiros dias”.

Se após o reconhecimento do novo PBI, a mulher reconhecer nova mudança, este é um sinal seguro de alteração hormonal. Mínimas variações no PBI indicam que os hormônios estão numa condição estável,  já as frequentes mudanças da sensação ou visualização do muco indicam movimentação hormonal. Os hormônios responsáveis pelo retorno da fertilidade, tendem a manter um padrão oscilatório por aproximadamente um ou dois meses antes do retorno da ovulação, e essas variações que sinalizam  o retorno da fertilidade, geralmente estão associadas com a idade e as mudanças dos hábitos de sono e alimentação do bebê.

Se o padrão de muco e/ou sensação estão instáveis, causando confusão, orienta-se adiar as relações sexuais até o reconhecimento do ápice e aplicação da regra do ápice. O ideal nesta fase é estar acompanhada por uma instrutora do Método de Ovulação Billings, ela é a melhor pessoa para te orientar neste tempo de ajuste hormonal.

A fase de amamentação é um privilégio para mãe e bebê, ambos se beneficiam enormemente com a prática, e muitos casais usuários do Método de Ovulação Billings que se consideram preparados para esta nova fase, ainda desconhecem a correlação entre amamentação, infertilidade e vida sexual. Algumas mulheres na fase de retorno da fertilidade, podem produzir um padrão com muitas variações, tornando-se necessário um período de maior abstinência sexual, dessa forma, os casais que já vivenciam o MOB podem evitar esse momento de possível frustração, dialogando com antecedência sobre este assunto.

Para melhor superação das dificuldades na fase de retorno da fertilidade, a compreensão sobre a amamentação e o conhecimentos do funcionamento do corpo neste período, é de fundamental importância, pois o casal está convicto sobre o valor da sua escolha, que beneficia a saúde da mulher, do bebê e o vínculo afetivo familiar. A mulher sente-se grata por poder nutrir o seu filho e amada por seu esposo que se compromete com esta fase, não se importando com as limitações que esta pode ocasionar. 

No comments:

Post a Comment