Thursday, March 27, 2014

5 alimentos para vencer a Síndrome do Ovário Policístico


Existem formas de se controlar e até eliminar os sintomas da SOP sem depender de anticoncepcionais e outros medicamentos.

 

Quando eu tinha quase 16 anos, fui diagnosticada com Síndrome dos Ovários Polimicrocísticos. Estava tudo lá: a menstruação desregulada, a acne fora de controle, o ultrassom mostrando os ovários de volume aumentado. Após conhecimento desse nome extenso e de um problema que eu não tinha a menor ideia do que significava, surgiu um nome pequeno que foi indicado como a solução de todos os meus problemas: a pílula.


Ela iria me livrar da acne, regular minha menstruação e, ainda por cima, poderia evitar uma gravidez indesejada (sendo que relações sexuais não fariam parte do meu repertório ainda por alguns anos).

Mas só aos 30 anos me explicaram qual era o tamanho do problema que eu me deparava, tão grande e complicado quanto o nome da doença:

- Eu apresentava um risco muito maior de desenvolver diabetes e problemas cardíacos; 
- Eu teria que tomar anticoncepcional oral até atingir a idade de menopausa para controlar seus sintomas;
- Eventualmente eu teria que tomar metformina para evitar ou controlar os níveis de glicose no sangue;
-  A pílula aumentava o risco de eu ter trombose, AVC e outros efeitos colaterais bem graves;
-  Caso eu quisesse ter filhos, eu teria mais dificuldade por causa a ovulação desregulada, e voltaria a ter todos os sintomas incômodos que sentia antes de tomar a pílula; 


Isso só do ponto de vista médico! Imagine que eu tomava o anticoncepcional achando que estava sendo tratada e com a situação controlada. Dei-me conta que SOP (Síndrome dos Ovários Polimicrocísticos) não tinha cura, e logo depois soube que ele estava provocando enxaquecas fortíssimas semanais.

Imagine a desesperança e desespero que se abateu sobre mim diante de tudo isso. Já ouvi essa história se repetir tantas vezes com tantas mulheres que às vezes acho que existe uma epidemia silenciosa de SOP acontecendo no mundo e que ninguém pode nos ajudar, não existe solução e que devemos nos conformar e continuar engolindo nossas pílulas.

Foi quando ouvi uma mensagem de esperança. Uma mulher contou sua história de como ela CUROU sua SOP gravíssima usando COMIDA! Era bom demais para ser verdade.
Não é somente bom como é verdade. E é tão óbvio, que nos esquecemos: são os alimentos que constituem nossas células e hormônios. Se fornecermos os ingredientes certos, nossos órgãos e sistemas funcionarão como foram desenhados para funcionar. Se fornecermos comidas pobres em nutrientes essenciais, criaremos os sintomas e as doenças.

Esse é o caso da SOP. Nossa forma de se alimentar pode criar essa condição e suas consequências, ou curar e evitar complicações futuras. Para começar sua caminhada para uma vida sem sofrer com os sintomas da SOP, você pode começar fazendo algumas adições no seu prato, como por exemplo:

-   Salsinha: além de ser um multivitamínico e mineral natural, a salsa ajuda seu fígado a filtrar o excesso de toxinas e hormônios do sangue (naturais, do anticoncepcional, e dos produtos animais que consome), o que estimula o equilíbrio da produção de hormônios pelos seus ovários, sem sobrecarregar a tiroide.

-   Batata-doce: esse vegetal ajuda a terminar a faxina que o fígado, carregando para fora do corpo o que ele filtrou, além de ajudar a regular os níveis de glicose e insulina do sangue, o que influencia diretamente no equilíbrio de hormônios como a testosterona, que causa sintomas como acne, excesso de pelos, queda de cabelo, etc.

-  Abacate: essa fruta fornece as gorduras e nutrientes necessários à fabricação natural de progesterona, um hormônio feminino que usualmente as mulheres com SOP têm em níveis mais baixos que o necessário, o que provoca ciclos sem ovulação, menstruação irregular, e infertilidade. Ela também age diretamente na saúde o útero e do endométrio.

 - Ovos: enquanto a clara fornece proteínas e energia estável para o organismo, as gemas dos ovos – das galinhas orgânicas criadas soltas – são ricas em nutrientes que auxiliam na ovulação e no equilíbrio hormonal. Além disso, o ovo é parte do sistema reprodutivo do animal, ou seja, quando vem de uma galinha saudável, ele terá o perfil nutricional que vai nutrir nossos órgãos reprodutivos. 

- Aveia: use a opção menos processada que encontrar (grão inteiro ou laminada) para preservar mais nutrientes e fibras. Elas oferecem a energia rápida dos carboidratos sem sobrecarregar o pâncreas por ter uma boa dose de proteína, o que estabiliza os hormônios. Ela também é um conhecido alimento promotor da saúde cardíaca e circulatória.


Quer saber mais sobre como cuidar da SOP, da TPM e outras questões do ciclo menstrual e fertilidade? 


Melissa Setubal é Coach de saúde da mulher e apoia mulheres que sofrem com ciclos menstruais cheios de sintomas, que não estão contentes com sua imagem no espelho, ajuda a fazer as pazes com seu corpo, sua saúde e sua autoconfiança, usando a alimentação e as emoções como suas melhores amigas.

 
 

4 comments:

  1. Boa tarde, equipe do Fertilidade Inteligente,
    Muito Prazer!
    Sou responsável pela parte de conteúdos da clínica de reprodução humana chamada Mater Prime - http://www.materprime.com.br/.
    A clínica oferece toda a diversidade de tratamentos para infertilidade bem como de baixa e alta complexidade em Reprodução Humana, contando com uma equipe médica altamente preparada para direcionar o tratamento mais apropriado para cada caso especifico, incluindo toda a diversidade de tecnologia em Reprodução Assistida como Fertilização In-Vitro, Inseminação Intrauterina, Diagnóstico Genético Pré-Implantacional, AssistedHatching, Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides, Congelamento de Óvulos, Espermatozóides e Embriões, entre outros métodos.
    Pensando em temas ligados a todo o processo da gravidez, maternidade ou até mesmo a saúde durante esse período, gostaria de realizar uma contribuição de artigo ao Fertilidade Inteligente e leitoras. Como poderia enviá-lo? :)

    A temática será de acordo com a linha editorial do blog, por ser da mesma categoria de assunto que abordam, trazendo assim, um conteúdo relevante e informativo ao seu público leitor. Ou caso queiram me sugerir um tema que precisem como post, estou à disposição para auxiliá-las como fonte de consulta.
    Muito obrigada e fico à disposição e no aguardo de um retorno.

    Abs.,
    ruth@wsidm.com.br

    ReplyDelete
  2. Boa noite,meu nome é karla faz dois anos que tento engravidar,mais não consigo por qualsa SOP,me abundam pós quero tanto ser mãe

    ReplyDelete
  3. legal ler esses depoimentos e saber q não sou só eu q passo por isso, descobri recentemente a doença e estou me adaptando a isso.. sei pouco sobre isso então ainda estou com medo,.. meu esposo diz q não poderei ter filhos e ele já pensa em adotar...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa tarde,eu não sei se funciona com vocês maos eu consegui amenizar muito com o gengibre na comida, água e comendo puro.
      Boa sorte.

      Delete